sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

2ª consulta-Exames

Que saudade de vocês!

Tava sem computador, agora que tudo foi resolvido...mãos á obra!

Pois é gente passado o "susto" da primeira consulta com o oncologista, tive um fim de semana pra colocar as idéias em ordem, ou ao menos tentar.
Minha preocupação sempre foi de como eu reagiria no decorrer do processo, a cirurgia, quimioterapia e acabei por descobrir que só saberia cada reação quando tivesse vivendo cada etapa.

Na segunda consulta com Dra Denise Sobral eu já estava mais tranquila, ao menos tentava manter uma certa serenidade, e foi aí que questionei a ela o porque de não ter me dito que um dos exames que teria solicitado seria pra definir qual quimioterapia tomaria, descobrir que por motivos óbvios, se ela não me via digerindo nem a ideia de estar com câncer e perder a mama que não seria muito inteligente mencionar as outras etapas do tratamento naquele momento.Concordei,rs.
Então fomos para os fatos: Eu tinha um câncer de mama, agressivo, um tumor com dimensões grandes e precisávamos resolver.
Decidimos pela retirada total da mama seguida de reconstrução (tudo aconteceria no mesmo dia).
Descobrir que seria necessários fazer diversos exames antes da cirurgia e principalmente me consultar com o cirurgião plástico, que no meu caso foi o Dr Milton Rocha (super competente).
De tantos exames que fiz vou citar o que no meu ver são extremamente necessários.

Mamografia digital:
mamografia digital é um exame de raios X da mesma forma que a mamografia convencional, permitindo uma visualização mais detalhada da mama em menos tempo de exposição à radiação.
A mamografia digital dura poucos minutos e permite uma visualização melhor de toda a mama, sendo mais confortável que a mamografia convencional.

*Nesse exame pude confirmar que os nódulos tinham de fato características malignas, bem como suas dimensões. Tive a confirmação também que o câncer estava apenas na mama esquerda.

Como esse dia não foi um dia fácil devido ao plano de saúde ter negado a realização do exame pelo fato de ser eu "muito nova" pra realizar tal procedimento, passei todo o dia na clínica, na verdade entre a clínica e a operadora de plano de saúde tentando autorizar o exame. Cheguei a clínica as 09 hs da manhã e sai ás 17 hs. Há males que vem para o bem! 
O fato de ter passado o dia todo na clínica (cheguei a ter um principio de desmaio, causado pelo estresse gerado) fez com que tivesse uma atenção maior na hora de realizar o exame e após de ter realizado o mesmo fui atendida por uma das médicas e proprietária da clínica que e acalmou e conversou comigo que o melhor a fazer seria tirar a mama toda visto a dimensão que o câncer já estava e que optando por uma retirada parcial provavelmente teria uma mama bastante deformada, ou seja, ela de certo modo reforçou ser certa a decisão que por mim já havia sido tomada.

Ultrassonografia de abdomen total:
As imagens do ultrassom diagnóstico são denominadas de ecografia ou ultrassonografia. No exame abdominal o ultrassom produz imagens dos principais órgãos, o que inclui o fígado, vesícula biliar, ductos biliares, pâncreas, baço, rins, grandes vasos (aorta, veia cava inferior e veia porta, entre outros) e adrenais.
Olhar as anormalidades que podem estar presentes nos órgãos abdominais, como tumores (benignos e malignos), aumento ou diminuição dos órgãos (vesícula biliar, fígado, baço, rins) e alterações da composição tecidual (aumento da fibrose no fígado, rins, infiltração de gordura nas vísceras ou ao redor delas).

*No meu caso serviu pra me dar o alívio da notícia que o câncer não estava em nenhum outro orgão analisado no exame.

Cintilografia óssea:
Uma das principais funções da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (em geral de pulmãopróstata ou mama), mas também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas ou pessoas que praticam atividade física, bem como à avaliação de próteses ósseas, etc.

* E graças a Deus mais um exame pra afirmar que o câncer não havia se espalhado. \0/


Cada exame que fazia vinha aquele friozinho na barriga e uma certeza: Não cai uma folha no chão sem permissão de Deus.

Fiz vários outros exames, sobre alguns ainda falaremos aqui.

Próximo post, consulta com Dr Milton Rocha e afastamento do trabalho.

Há!De tanto os médicos falarem , resolvi cortar meu cabelo.
Gostei do resultado, não no começo, mas depois acostumei. No dia que cortei quase enlouqueço o meu cabeleireiro Juvenal, lembro que dizia: Juvenal, tu tá cortando pouco, Juvenal tu tá cortando demais, Juvenal não escova com as pontas para cima, Juvenal as pontas estão para baixo,kkkkkkk (hoje já consigo ri sobre isso) no dia comecei a chorar de nervosa e contei a ele o que se passava, recebi um abraço maravilhoso que aquietou meu coração!
Beijos Juvenal, vou passar um bom tempo sem te dar trabalho,rs.









4 comentários:

  1. "Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou mas tenho muito tempo. Temos todo tempo do mundo..." Tu és guerreira, vou me lembrar sempre destes relatos pra me fortalecer. Deus te abençoe e te fortaleça cada dia mais! Mil beijos! Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sei aonde aos fotos foram tiradas
    Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir