sábado, 22 de março de 2014

Perdi os cabelos! Perdi o medo!

Oi pessoas!

Como todo mundo sabe...quando se toma quimioterapia um de seus efeitos colaterais é a queda dos pelos (isso mesmo, do corpo todo) e comigo não seria diferente, apesar que quero deixar claro que isso não é regra, mas é muito difícil que isso não ocorra.
Fui eu novamente ao consultório do Dr Marcelo para vermos como faríamos em relação a 2ª quimioterapia, já que eu não havia reagido muito bem a 1ª. Após longa conversa (consulta ao oncologista são sempre longas,rss) Dr Marcelo informou que me receitaria um remédio diferenciado que reduziria a quase zero meus enjoos, o que me deixou bem aliviada e mais tranquila para a próximo ciclo.
O que Dr Marcelo estranhou foi que eu ainda estava com "os cabelos na cabeça" já que já tinha passado os primeiros dez dia do primeiro ciclo, lembro como se fosse hoje ele olhando para Antonio e alertando ele para a grande possibilidade de eu "endoidar" quando meus cabelos começassem a cair e eu pensei, apenas pensei, não quero enlouquecer por causa de meus cabelos, mesmo achando que isso era possível. Por coincidência, não tanta, já que o consultório dos dois são na mesma clínica (Multi Onco/Multi Hemo) 
encontrei com Dra Denise que olhou pra mim e adivinhem o que ela disse: O cabelo ainda não caiu? risos !
Corte mais um pouco pra ir acostumando.Nem lembro o que disse a ela além de ter lhe dado um abraço, sei que olhei de imediato pra Antonio e disse não vou cortar mais que isso, menor que isso só raspado. Após aquela longa noite ao acordar a primeira coisa que vi foi um monte de cabelo no travesseiro, começou...cada passada de mão vinha um monte, cada pente que passava outro monte, como eu tinha muito cabelo não deu pra perceber na primeira semana, só quem sabia conseguia ver que ele estava ficado cada dia mais ralo.
Passei a usar ele num rabo-de-cavalo baixo para que caísse menos, cheguei a falar com meu cabeleireiro que aconselhou eu só raspar dia 02/01/2014 para que rompesse o ano novo sem estar com essa preocupação.
Não deu pra esperar...eu já estava há três dias sem lavar o cabelo com medo de ele ir pelo ralo literalmente, mas decidir que romperia ano com a cabeça limpa e cheirosa e me arrisquei.Que beleza Guiong Lee! Claro que isso não daria certo, a primeira coisa que não deu certo foi que Antonio prevendo o que aconteceria ficou chateado pela minha decisão de lavar os cabelos faltando poucas horas pra romper ano. 
E o meu pouco cabelo não resistiu ao shampoo, a água, nem muito menos a minha inútil tentativa de penteá- lo após o banho, quando me vi com poucos fios na cabeça, chorei, claro que chorei, mas tive uma coragem imensa dentro de mim e desejei nunca mais me ver com aquela aparência de "doente", afinal, eu não sou doente, estou em tratamento, o que é muito diferente.
Mobilizei todo mundo pra enfim raspar minha cabeça (a essa altura passava das 20 horas do dia 31/12/2013) o detalhe é que não tínhamos tesoura apropriada (nem temos até hoje), nem máquina de corte, nadinha, teve que entrar em ação a boa e velha tesoura de cortar unhas, isso! Tesoura de unha e aparelho de barbear, eu tirava os cabelos que estavam "soltos"com a mão, minha prima com a tesoura, quando ficou a ponto de passar a gilete comecei a me sentir liberta, liberta de meus medos, do que mais temia desde a descoberta do câncer.
Os aparelhos de barbear cegaram e Antonio "todo feliz" rs, foi comprar novos estojos e creme de barbear, que bom que conseguiu, se não, eu ia ficar parecendo um passarinho trocando as penas.
Enfim, conseguimos raspar toda minha cabeça e pela primeira vez desde que o meu cabelo começou a cair eu me senti bem de verdade.
Sou mais, muito mais que um peito, que cabelos,sou mulher. Tenho muitos defeitos, muitas qualidades e todo esse conjuntos de imperfeições me fazem completa, uma mulher completa. Naquele momento já não me interessava o que as pessoas diriam quando me vissem careca, se teriam pena, se me achariam feia, se ficariam curiosas. Eu me sentia feliz! Eu me sinto feliz!
Me olhei no espelho e conseguia ver beleza no que via, porque não ser bonita careca? Tenho um belo sorriso (ia dizer lindo,mas achei demais,kkkkk) uma cabeça que parece um ovo de tão redonda e naquele momento conseguia me ver com uma aparência saudável e isso sim me importa.
Não preciso que ninguém me olhe com pena, dó ou qualquer outro sentimento que não seja amor, respeito, amizade pelo fato de eu estar careca. Isso faz parte do meu processo de cura, do tratamento que tem me tratado, então não tem porque ser visto com ar de "coitadinha" está careca, tá até "bonitinha" ela careca. Não, isso não é necessário.
Falo de coração que não tenho problema nenhum em estar careca, claro que não quero ficar careca para sempre, do mesmo jeito que não quis meu cabelo de tantas formas e fui mudando.
Espero que você ao ler essa postagem evite encarar uma pessoa quando vê-la de lenço na rua, no banco, na academia, na padaria, em qualquer lugar.Pessoas com lenços saem de casa, são lindas, felizes e se sentem incomodadas quando saem na rua e você não consegue tirar o olho de sua direção. Façam a gentileza hajam naturalmente, assim como agimos quando encontramos vocês na rua e achamos super estranho seus cabelos assanhados ou oleosos demais,rss.


Micos de uma careca:

1-Esquecer que estar careca e tomar um susto ao se ver no espelho.
2-Colocar o "cabelo" atrás da orelha
3 -Sair do banho e de imediato colocar a toalha na cabeça pra o "cabelo"não ficar molhando as costas.
4-Tomar susto com a própria sombra
Conclusão:Tem coisas que só a Lee faz pra ela mesma.
 

Como meu cabelo estava quando tive o diagnostico
Corte após o diagnostico
                                               
Última foto antes de raspar (já estava bem pouquinho)

Primeira foto carequinha

Minutos após raspar!Liberdade!!!!!!!!!!!!!

Lenços que protegem e embelezam!

Beijos e fiquem na PAZ!!!



12 comentários:

  1. Sua atitude está de parabéns. Lutar pela vida sempre,vaidade vem depois.
    Bjus e uma ótima recuperação.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,

      E eu aprendi essa lição direitinho. Luto pela vida e lutarei sempre!!!!!

      Beijoss

      Excluir
  2. Respostas
    1. Seu exemplo é algum que não vou esquecer nunca, parabéns Lee, pelo exemplo de vida e de luta e pela campanha dos lenços. Deus te abençoe e proteja. Cheiro.

      Excluir
    2. Obrigada Bivar e a campanha tá cada dia mais linda, feliz demais por tudo que tenho tido oportunidade de viver!
      Beijosss

      Excluir
  3. Cabeça!!!!!! Me emocionei com suas publicações e seu blog, pudemos dividir horas do dia trabalhando na mesma empresa, indo atrás de objetivos de domingo a domingo e desde então vc já era uma guerreira, passar o dia longe de Sandy e Jr rsrrs e resolvendo tudo pelo cel, caramba! Os desafios surgiam e vc supera, superava até as anomalias dos contratos rrsrsrs o que mais me admira é o seu jeito de agir nos momentos difíceis, sempre com suas brincadeiras e isso que faz de vc ser a guiong feliz e amável! Vc venceu cada momento de dificuldade, vc hoje nos representa o valor da vida, a vontade de viver, a fé. ..beijão cabeça! E vamos viverrrr feliz uhuuuuu Elainy Guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabeeeeeeeeeça veia do gado!!!!
      Esqueceram de me avisar que eu devia sofrer, rss. Os problemas vão surgindo e vamos atropelando eles antes que ele nos atropelem e daqui há pouco tudo virou lição, história de vida. Amo tu galega e torço por tua felicidade sempre!!!!

      Beijossss

      Excluir
  4. Não sou de comentar mas tô sempre lendo e aprendendo bastante com suas postagens. Você escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Você é um exemplo para todas as mulheres que pensam em se "entregar" para o CÂNCER !

    Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo- nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

    Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.

    Deus lhe Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me entregar só a vida, ao amor, ao respeito e a liberdade!!!!! É isso que desejo as pessoas que leem o blog, que elas entendam que o bom da vida é viver!!!
      Valeu Bruno!

      Excluir