sexta-feira, 7 de março de 2014

Fisioterapia/ Implantação do cateter


Oi pessoas!

    Como eu venho dizendo desde o post anterior o pós cirúrgico não foi nada fácil, mas se perguntarei se eu faria de novo a reconstrução mesmo sabendo como é o pós cirúrgico eu respondo sem nem pensar, que SIM!
    O que me ajudou muito na recuperação foi o fisioterapia e drenagem e mais uma vez o fato de ter um excelente profissional que nesse caso foi a Patrícia Mendes. Pat foi muito mais que uma fisioterapeuta, foi minha psicologa, confidente, nutricionista, amiga, sou muito grata mesmo por tudo que você fez por mim.
    Detalhe a drenagem foi toda feita em casa, ou seja, particular, pois o plano de saúde só cobre fisioterapia e não as drenagens que eu teria que fazer pra poder diminuir os inchaços e retenção de líquidos.
    Quando comecei a dormir melhor chegou a hora de mais um procedimento cirúrgico que foi a colocação do cateter. Deixa eu tentar explicar o que é isso:

Cateter Venoso totalmente implantável (Port-a-Cath®)
 
Dependendo do tratamento quimioterápico utilizado ou para a aplicação de substâncias intravenosas, o médico responsável pelo tratamento pode sugerir a implantação de um cateter para facilitar a infusão venosa. Esse instrumento é um cateter interno, formado por um tubo flexível e um reservatório de silicone, plástico ou titânio (em formato cônico ou cilíndrico) que é extremamente seguro e eficiente para os pacientes em tratamento oncológico.
 
Ao utilizar uma agulha especial chamada Huber, a equipe médica poderá ter um acesso venoso que facilita a aplicação de medicamentos e a coleta de sangue frequentemente, com maior conforto para o paciente.
 
Implantação
 
A inserção desse aparelho ocorre através de uma anestesia local, em uma pequena cirurgia que leva de 30 minutos a uma hora. Nesse procedimento cirúrgico, o aparelho é inserido abaixo da pele na região torácica, tornando-se pouco visível. A aparência da pele, após a inserção do cateter, assemelha-se à aparência após a inserção de marca-passo cardíaco de pacientes portadores de arritmia.
 
Quando algum tipo de procedimento (tanto a aplicação de medicamento ou coleta de sangue) é realizado, a enfermeiro responsável deve realizar a antisepsia (limpeza) do local onde está o cateter. Os pacientes que portam o dispositivo geralmente não sentem dor, apenas uma leve sensação de picada na hora de sua utilização.
 
Benefícios:
 
Otimização do tratamento: A implantação do equipamento impede a ocorrência de complicações nos vasos periféricos, como flebites (inflamações da veia), trombose venosa (coágulo capaz de gerar obstrução na veia) e necrose por extravasamento da droga (infiltração do medicamento fora da veia). As veias periféricas, quando são utilizadas para infusões de quimioterápicos, perdem progressivamente a capacidade de receber medicamentos, tornando-se mais difíceis de serem puncionadas.
 
Praticidade e Durabilidade: O equipamento inserido comporta cerca até 2000 punções.
 
Conforto e mobilidade: Por estar inserido internamente, o aparelho não fica visível, dispensa o uso de curativos e não exige que o paciente tome tantos cuidados em relação a sua movimentação.
 
Pontos negativos
 
Como toda intervenção médica, algumas complicações podem ocorrer. Existe a possibilidade de infecção, tanto a que se inicia com a punção sem a antissepsia inadequada, como a que atinge o dispositivo pela corrente sanguínea. Isto pode fazer do cateter um reservatório para bactérias, dificultando o tratamento com antibióticos. Em alguns casos, torna-se necessária a sua retirada para o bom controle da infecção. O cateter pode ainda perder a sua função por obstrução, seja por coágulos em seu interior, seja por migração do dispositivo. Uma das formas de se evitar a formação de coágulos é a introdução mensal de heparina no cateter. Estes eventos são relativamente raros, principalmente quanto o catetér é inserido e manipulado por profissionais experientes.  

Fonte: Internet

      O procedimento de implantação do cateter foi feito no Memorial São José(Angiorad) por Drª Catarina, quando cheguei lá e me entregaram um papel cheio de informações (riscos possíveis) comecei a ler de imediato a atendente da recepção disse: É melhor a senhora só assinar e não lê, eu ri, assinei seguindo seu conselho. Enfim chegou a hora do procedimento de fato, me deram um remédio pra dormir e o que aconteceu?Não dormir,rs. Todo procedimento foi feito comigo acordada, não doeu nada, nadinha mesmo. Claro que eu aproveitei o fato de ter ficado acordada pra pedir aos enfermeiros que estavam no bloco cirúrgico para retirarem dois pontos que haviam ficado da cirurgia da mama, eles só faziam rir porque acharam estranho o fato de eu ter ficado acordada, além da minha cara de pau em pedir a eles que retirassem os pontos. Drª Catarina e meninos da enfermagem, obrigada e muito obrigada também a minha prima Amanda Ribeiro que me ajudou a facilitar todo o processo burocrático,te amo prima!
      Fui pra casa em companhia de Antonio e mainha (D.Elenita) sem sentir nenhum desconforto.
      O que eu não sabia é que eu sentiria esses desconfortos posteriormente, tirar o sutiã que normalmente é algo tão simples virou uma tortura, os seios pareciam ter dobrado de peso e que eu estava tentando arrancar o cateter toda vez que eu tentava trocar o sutiã, fora o medo de dormir de lado, ou seja, voltei a dormir de barriga pra cima, isso com certeza foi a pior parte, mas como tenho dito, tudo passa.
      Vale salientar que nem todas as pessoas colocam o cateter para poder tomar quimioterapia, isso é feito por recomendação médica e eu acredito que só em tratamentos mais longos.
      Vou colocar algumas fotos pra que vocês possam entender onde fica localizado o cateter, vou fazer o possível para voltar aqui amanhã pra gente conversar sobre a primeira quimioterapia.
     
       Beijos e fiquem na PAZ!
Exemplo de um cateter  totalmente implantado



Esse é o meu antes de tirar os pontos
                                             
Imagem de como fica o cateter após implantação e retirada dos pontos.O meu é desse jeito mesmo.


3 comentários:

  1. Mais uma etapa vencida por minha guerreira ... Te amo filha .... Deus te abençoe .... Cheirões

    ResponderExcluir
  2. TAMBÉM AMO VOCÊ PRIMA E VOCÊ SABE QUE PODE CONTAR COMIGO SEMPRE QUE PRECISA, TENHO ORGULHO DE TER VOCÊ COMO PRIMA E UMA GRANDE ADMIRAÇÃO PELA SUA PESSOA E CONFESSO QUE HOJE QUANDO TENTEI DESISTIR VARIAS VEZES DE PROBLEMAS LEMBREI DA SUA LUTA E FUI ENFRENTE VOCÊ HOJE PASSOU A SER PRA MIM UM EXEMPLO DE LUTA E MAIS AINDA UM EXEMPLO DE VIDA. PODE CONTAR SEMPRE COMIGO E ESTAREI SEMPRE ORANDO POR SUA VITÓRIA. BJS!!! TE AMO...

    ResponderExcluir
  3. Olá Lee, fiz a mesma cirurgia q a sua em setembro de 2015, e agora, depois de duas sessões de quimioterapia, implante o catéter e estou c dificuldades p dormir...gostaria de manter contato, bjns������

    ResponderExcluir