domingo, 9 de março de 2014

1ª Quimioterapia :-(

     E chegou o dia tão temido!10/12/2013.
     Temido sim!Afinal, quem não tem medo do desconhecido?
     E eu muito espertinha fiz o que não aconselho a ninguém, que é pesquisar tudo sobre os sintomas antes de tomar a primeira quimio. Porque não aconselho? A possibilidade de você sentir todos os sintomas que você encontrou em sua pesquisa é imensa, e foi o que aconteceu comigo.
     Pra tomar quimioterapia sempre antes tem a consulta com o médico, no meu caso Dr. Marcelo Salgado.Pois é, pesquisei muito e coloquei na minha cabeça que nada daquilo iria acontecer comigo, afinal, vi depoimentos de pessoas que tomaram a mesma medicação que tomaria e não tiveram nada, porque comigo não poderia ser assim? Eu mesma respondo, porque somos diferentes uns dos outros e que bom por isso.
     Então, fui pra consulta com Dr. Marcelo, ai ai como a espera nesse dia me deixou tensa...mas como sempre Dr. Marcelo conversou bastante conosco, sim; conosco, fui de galera,rs, mainha e Antonio foram minhas companhias nesse dia. Ele explicou todos os prováveis sintomas e alguns procedimentos a seguir no caso de febre e outros sintomas.
     Lá fomos nós pra Multi Onco (Clínica onde tomo a quimio), chegando lá mais tensão na espera...quando a enfermeira chamou o meu nome gelei, como eu queria que esse momento não precisasse acontecer, e eu que estava tão "segura" só de olhar para as meninas me pus a chorar, por ser a primeira quimio fiquei em um quarto separado das outras pessoas que também tomam quimio lá eu pude ficar em companhia de mainha (D Elenita e Antonio), todo o atendimento da Multi Hemo (onde são as consultas) e Multi Onco é excelente, pessoas educadas e preparadas para que você sinta o mínimo possível o impacto do tratamento.
     As meninas (enfermeiras e psicologa) conversaram bastante comigo, explicaram como seria o processo, sobre queda de cabelo, possibilidade de escurecimento das unhas, entre outros possíveis sintomas pós quimio. Xenia e Bruna, vocês são uns amores.
     Não doeu nada a limpeza nem perfuração do cateter, mas mesmo assim estava segurando a mão de Antonio por garantia,rs, como diz o ditado "Seguro morreu de velho", segurar a mão com certeza não faz passar a dor mais ameniza sofrimento.
     Sentir a quimio correr dentro de mim não foi das melhores sensações, mas descobrir também que não é terrível como pensei que fosse, fiz o meu primeiro xixi rosa, humrum, as toxinas são eliminadas na urina e a mesma tem sua cor alterada por um tempinho quase que imediatamente após o início da quimio. Outra coisa que aprendi é que nas primeiras 72 horas pós quimio é necessário dar duas descargas com o vaso fechado e aguardar 30 minutos para que outra pessoa possa usar o sanitário, sendo assim decidimos que o banheiro principal do apto seria exclusivo meu (sempre quis um banheiro só pra mim, mas não nessas condições, rs, mas está valendo).
     Tomei toda a quimio (mas ou menos três horas todo o processo) e fomos pra casa como se nada tivesse acontecido, mas aconteceu... já cheguei em casa sem nenhuma vontade de comer e me sentindo enjoada. Eu sou ansiosa por vida, mas nunca de fato tinha sentido uma crise de ansiedade de fato, esse foi "o dia" sentia meu corpo esquentar e gelar em frações de segundos, tomei as medicações para enjoo e vieram os primeiros de muitos vômitos (vomitar um comprido de R$15,00 dói, principalmente no bolso),que noite longa, até o remédio pra dormir não surtiu efeito (remédio receitado, ok! Nada de se auto medicar). Primo Léo e prima Simone, muito obrigada por tudo.Amo vocês!
     Pela manhã, mainha em sua melhor boa vontade tentava me fazer comer, mas tudo que eu comia colocava para fora, foi assim com a melancia, o chá, o mamão, o mingau cabeça de galo, enfim, tudo que entrava saia de imediato, ou seja, nem os remédios ficavam mas depois que coloquei o suco gástrico pra fora e comecei a não ter mais condições de ficar em pé e nem ter mais o que vomitar, liguei pra Dr Marcelo, que me deu a primeira bronca (ele vive me dando bronca,rs, nem sei porque,sou uma santa,rs) pois disse que eu devia ter ido a uma emergência após o segundo vômito dentro de uma hora, ou seja, eu devia ter passado já aquela noite no hospital. Antonio em aula, ficou de me encontrar no hospital, pedi a Johnson(meu irmão) que me levasse, tive ainda a companhia da minha cunhada, de Bebel minha prima e mainha, meu sonho naquele momento era que o pó de pilimpimpim existisse e eu como em um passe de mágica chegasse no hospital, não estava aguentando ouvir vozes, buzinas, ver as pessoas me olhando com estranheza entre tantas outras coisas que eu queria evitar naquele momento.
     Fui para o Hospital Esperança, Dr Marcelo pediu para que uma medica de sua equipe Dra Carol fosse me ver, Dra Carol é um doce, tentou me tranquilizar meio que inutilmente e solicitou um hemograma, da virilha não! Falei com  Dr Marcelo novamente e o mesmo em contato com a Dra Carol informou quais medicações deveriam ser administradas, a questão é que fui informada que não havia vaga para internamento no Esperança sendo assim foi providenciado o internamento para o Hospital São Marcos (não suporto esse hospital), foi ai que tudo piorou, me deixaram na enfermaria durante algumas horas com a desculpa que estavam aguardando liberação do plano, isso sem colocar ao menos um soro com a medicação que já havia sido receitada, precisou Antonio ligar para o plano para que eles pudessem consentir meu internamento e assim iniciou minha primeira noite nesse lugar horroroso. Antonio dormiu comigo, quer dizer, tentou, a medicação me fazia urinar o tempo todo, imagine só, eu com um mês de operada subindo e descendo daquela cama de hospital com soro no braço pra ir ao sanitário pelo menos umas seis vezes por noite,não, não imagine. Minha cirurgia que vinha com ótima cicatrização começou a parecer inflamada devido ao esforço por causa dos vômitos e subidas e descidas da cama.
     No dia seguinte estive em contato com Dr Marcelo várias vezes que não entendia o porque de eu continuar nauseada,até que ele teve a ideia de pedir para que mandasse a foto da prescrição médica a qual eu estava sendo submetida e descobriu que tinha várias coisas erradas (viva o whatsapp,isso mesmo tiramos fotos e enviamos)medicação alterada os enjoos começaram a ficar sob controle,restando ainda a falta de apetite. Dra Carol esteve lá novamente e receitou um remédio pra dormir na tentativa de me fazer relaxar, não adiantou muito mas devo ter dado uns cochilos aquela noite.Não esquecendo que de dia tive companhia de mainha, Bebel e tia Janemaria, a todas agradeço a paciência e tia eu sei bem o quanto é difícil pra senhora estar em hospital, mas mesmo assim se fez presente e me ouviu com toda paciência do mundo, mainha que sempre está comigo, jamais conseguirei lhe agradecer, Bebel minha prima, tu és fora de série,sair do trabalho pra o hospital, me dá banho, ajudar nos curativos, cuidar de mim como cuidou,amo muito vocês.Marido, obrigada pela companhia nas noites mal dormidas.Te amo muito.
     Na manhã seguinte mesmo estando sem comer, me sentia melhor, a tarde Dr Marcelo foi me ver e me dar alta.Graças a Deus por isso, já não aguentava mais aquele lugar, aqueles remédios,olhar para aquela comida.
     Lembro que assim que vi Dr Marcelo a primeira coisa que disse foi: Não vou tomar quimio nunca mais, nem adianta insistir. E o que ele fez? Me deu bronca,rs. É claro que não posso abandonar o tratamento, disso depende a minha cura, e ele me explicou que boa parte dos sintomas que sentir foi por conta do meu estado psicológico, que realmente não estava nada legal. Marcamos uma consulta para a semana seguinte sobre a qual vou falar na próxima postagem.
     Coisa boa é estar em casa.O ruim foi descobrir que meu paladar estava alterado e eu não sentia mais os sabores,nem sal, nem açúcar.Que beleza, assim foram sete quilos do meu corpinho.
Nesse meio tempo tive febre, a tão temida febre, fui para o Esperança novamente, mas graças a Deus não precisei ser internada, foi feito hemograma e ficou constatado que minhas taxas estavam normais.

Vamos lembrar que:


  • Tudo passa!
  • Se vomitar duas vezes no espaço de uma hora (paciente oncológicos tomando quimioterapia) é necessário procurar um hospital para tomar medicação na veia.
  • Se tiver febre maior ou igual a 37.8º é necessário também procurar hospital
  • Não pesquise todos os sintomas pós quimio (hoje só procuro saber pra quê serve a medicação e não o que posso vir a sentir se toma-la).
  • Se não sentir os sabores dos alimentos não insista em colocar sal, nem açúcar, não vai adiantar e você pode adquirir outros problemas de saúde por conta disso.
  • Procure alimentos leves.
  • Tome água bem gelada 
  • E tente temperar a comida com limão, ás vezes ajuda.
  • Quanto mais tranquilo você conseguir ficar, melhor reagirá ao tratamento.
  • Converse muito com seu médico.
  • Estando triste se permita chorar.
  • Se não conseguir reagir sozinho procure um psicólogo ou psiquiatra.
  • Seja grato a Deus pela oportunidade diária de viver.
  • Seja grato as pessoas e cultive amizades.
  • Escreva um blog,rss (ajuda muito)
  • Se você tem um perfume preferido, evite-o durante o tratamento para que você não enjoe dele de vez.
  • Tente fazer as pessoas compreenderem que muito cheiro, tempero forte, pessoas falando alto podem te irritar profundamente e se você é chato como eu isso é fácil.

      Hoje estou bem, por mais que ainda não consiga relembrar isso sem chorar (mas eu choro com tudo mesmo) sei que vou vencer cada etapa necessária.

     O próximo post vamos escrever um pouco sobre a consulta pós internamento e queda dos cabelos.

    Beijos e fiquem na PAZ!


Brindo à casa/Brindo à vida/Meus amores/Minha família

3 comentários:

  1. É filha .... como te disse nos primeiros momentos da tua batalha : Metade da tua cura é tratamento e a outra metade é tua vontade de viver ... então ... conserve a cabeça boa e estás curada, Te amo te amo te amo .... Deus te abençoe .... Cheirossssss

    ResponderExcluir
  2. Lee, naum te conheço, nunca nem te vi, mais hj eu aqui de bobeira vi a reportagem do JC sobre a sua iniciativa de ensinar as mulheres em tratamento a varias maneiras de usar os lenços na cabeça, e lá tenha o link do seu blog, não resistir e fui lá e aqui estou.... Lee tú és uma guerreira mulher.... Uma lição de vida me deste hj, estou emocionada com o que li e te confesso naum li todos os seus posts, mais vou ler quando chegar em casa (pois estou no trampo, e vc sabe, não posso vacilar né) kkkk. Lee, vc vai conseguir sair dessa, essa guerra vc já vencer, ao seu lado tem varias pessoas que estão te apoiando e rezando por vc, e eu aqui distante de vc mais estou rezando muitooooo para q tudo dê certo!!!!! Força querida.... Força... Um forte abraço e a torcida é grande....
    BJAum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Obrigada, que bom que gostou do blog, fiz ele na intenção de contar mesmo como é a experiência de passar por um câncer, descoberta, tratamento e tudo mais. O blog acabou se tornando uma grande companhia,rss. Fiquei curiosa pra saber quem é você. Me adiciona no face Guiong Lee só tem eu.
      Beijoss

      Excluir