domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dia da cirurgia.06/11/2013

Oi pessoas!

Hoje vamos conversar um pouco sobre o dia da cirurgia.
Parecia que não ia chegar nunca, foi um dos meses mais longos da minha vida, acho que só não foi mais longo que os meses quando estava grávida de meus filhos(aquele último que parece levar o período todo da gravidez), mas o dia chegou.
O período de espera até a cirurgia acabou sendo muito importante para meu tratamento,durante esse tempo pude ter certeza do quanto sou querida e que família é algo realmente divino.
Recebi muitas visitas, tive a reaproximação de minha família (principalmente por parte de pai) e fui coberta de carinho, atenção e muita manha.Minhas tias são profissionais nessa arte (me enchem de dengo,até o presente momento),rs e minha mãe com a qual já falava sempre (mesmo que por celular) ficou ainda mais coladas a mim. Meus irmãos (somos um total de sete) me encheram com seu amor, cada um a sua maneira e com a sua vida corrida.Vó!Amo a senhora por demais!
Lucca e Bia, vocês são minha vida!Dário, te amo!
Primos, amigos, todos vocês foram de muita importância.
Sobre Antonio nem vou falar, ele já tá se achando demais.Foi e tem sido meu grande companheiro.Te amo!
Nosso apartamento nunca foi tão movimentado, foi uma maravilha!Não me sobrava tempo pra pensar em besteiras e gostava mesmo que as pessoas me vissem bem.

Mas chegou o dia da cirurgia.
Precisei ser internada logo cedo para fazer um exame chamado linfocitilografia mamária, no final explico como é feito exame e pra que serve. Posso adiantar que doeu demais, chorou eu e Antonio quando o enfermeiro colocou o contraste.Mas, como sempre digo, tudo passa!Ufa!
Após o exame fomos para o quarto esperar o horário da cirurgia.
Recebi algumas visitas, não vou citar nomes, pois como tomei anestesia, calmante, sei que posso esquecer de alguém, mas pessoas lindas e muito queridas que estiveram comigo também nesse momento, vocês são mais que especiais, e todos que estiveram em oração, recebam aqui minha gratidão.
Dr Milton esteve no quarto, conversou comigo, me pintou toda (marcou os locais a serem fatiados,rs) e de brinde me deu três pintinhas em cada rosto, cheio de gracinha, rs.
Não lembro do nome da anestesista, mas lembro que era uma moça muito educada e agradável, me explicou que devido ao porte da cirurgia seria anestesia geral e como eu já sabia a cirurgia teria uma duração média de seis horas. Me deu um remédio pra dormir e eu não dormir,rs.
Lembro do momento que fui para o bloco cirúrgico, acordada e tranquila, Antonio nervoso e chorando, mainha e Dario tensos mas mantendo o controle.
Entrei no bloco cirúrgico acordada e dei de cara com Dr Milton que estranhou eu o fato de eu ainda estar acordada. Foi a última coisa que ouvi antes da cirurgia.
_ Tu estas fazendo o que acordada?
Sei lá! rs.
_ Tu tomou remédio?
Tomei.
_ Tu bebe?
Não.
_É um touro.
Risos.
_Anestesia logo essa mulher. Disse Dr Milton.

Daí, eu não lembro de mais nada.Diferente do que algumas pessoas falam, eu não tive sonhos, nem qualquer lembrança da cirurgia em si.
A cirurgia durou quase seis horas e passei mais quase duas horas no repouso antes de ir para o quarto.
Me acordei com a bota pós cirúrgica pressionando minhas batatas e quanto ainda meio desorientada olhei para meios seios eu já estava com curativos e sutiã apropriado. Fui levada para o quarto e sei que tinha um monte de gente lá. Eu tinha sugerido a Antonio fazermos uns peitinhos de biscuit pra entregarmos como lembrancinha com os dizeres lembrança do meu peitinho,rs. Ele não deixou. Chato!
Enfim não me lembro se dormir bem aquela noite, sei que me acordei e recebi a visita de Dr Milton que me examinou e deixou minha alta liberada para o início da tarde.
A cirurgia na minha concepção foi um sucesso, foi retirado um pouco mais de 600 gramas de mama(esquerda) e vinte gânglios.Diferente da maioria das cirurgia de mama onde se é feito o esvaziamento da axila, não fiquei com o braço inchado, nem tive grande sequelas.Falaremos mais sobre no próximo post.

Minha cirurgia foi feita por:
Dra Denise Sobral (mastectomia)
Dr Milton Rocha (reconstrução)

Local:
Hospital Esperança

Deixo aqui meu agradecimento a toda equipe médica, de enfermagem e a todos envolvidos que me trataram tão bem.Muito obrigada.Agradeço a Deus pela vida de vocês.

Linfocitilografia de mama:
Um dos métodos eficazes da medicina nuclear é a linfocintilografia, a cintilografia feita em um linfonodo localizado na axila para detectar se neste linfonodo existem células cancerígenas. Isto se aplica nos casos de câncer, principalmente de mama. Depois de detectado pela linfocintilografia prévia, e retirado numa incisão de 2 a 4 cm, o linfonodo vai para a biópsia e a partir daí o médico sabe se nele há ou não uma metástase. Não havendo, o restante dos gânglios da axila, também serão preservados.
A medicina nuclear ainda é vista com muito temor pela grande maioria das pessoas. Isto se deve ao fato de que estes exames chamados de cintilografias são realizados com um líquido radioativo conhecido como contraste. O nome sem dúvida assusta, mas na verdade o nível de radioatividade é menor do que, por exemplo, um simples raio-X. Fonte: Internet

Em resumo é um exame onde é injetado contraste na mama e após um período são feitas as imagens numa máquina parecida com essas de ressonância.

Vale lembrar que não tenho nenhum conhecimento técnico, nem específico sobre cirurgias ou exames, tudo que repasso a vocês é retirado da internet ou de minhas conversas com os médicos.

Há!Encontrei com Dr Milton ontem no estacionamento do Shopping, como sempre a simpatia em pessoa, ele foi um único médico que não pedi autorização pra colocar o nome no blog, mas ele me disse que já estava sabendo do blog e estava feliz em me ver bem. Dr Milton o Sr é lindo por dentro e por fora, rs. Grande beijo no Sr e na sua família.

Por hoje é só, no próximo post falaremos sobre o pós cirúrgico (difícil, viu?).

Um grande beijo e fiquem na PAZ!

Máquina onde são feitas as imagens

Demonstração de como é colocado o contraste na mama

Essa foto é pra representar o apoio que recebi de todos, nesse dia que foi tão difícil e importante pra que eu esteja hoje aqui contado história.Obrigada.Muito obrigada!

Eu e Antonio Leite...acho que dispensa comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário